Um dos fatores determinantes para a escolha da lente, do sensor, do negativo, da luz, da gelatina e de diversos outros fatores que compõem nosso quadro e nossa linguagem é o tom de pele, o skin tone: o espectro de todas as cores que formam a cor da pele humana.
Pele essa que pode ter diversas tonalidades e não apenas uma, como algumas marcas de cosmético insinuam. Sendo este um dos fatores, se não O mais importante na cinematografia, venho neste espaço abrir uma discussão sobre o tom mais popular em nosso país: a pele preta.
Em primeiro lugar vamos assumir o fator físico e natural da pele preta: ela absorve mais luz. Isso significa que nem toda a luz que chega ao corpo negro será rebatida. Por conta disso, o brilho refletido sobre a pele negra é o principal fator modelador e o que dará o sentimento e qualidade expressiva à imagem.
É justamente na transição deste brilho, da parte mais clara, do rosto até a parte mais escura que está o que vai definir a identidade da fotografia. Exatamente por isso César Charlone, Anna Van Steen e Tulé Peak, diretor de fotografia, maquiadora e diretor de arte respectivamente, decidiram adicionar brilho na maquiagem dos atores em Cidade de Deus (2002).
O efeito se comportou muito bem nos atores retintos do elenco, como Leandro Firmino (Zé Pequeno) e Seu Jorge (Mané Galinha). Nas minhas fotografias, sempre tento colocar uma luz mais dura em pessoas negras, e peço para a maquiagem não retirar todo o brilho, além de ser extremamente cuidadoso com o filtro polarizador na frente da lente para não correr o risco de retirar o brilho demais e “empastelar” o ator.
O polarizador te ajuda a controlar o reflexo mas também retira o brilho dependendo de sua angulação. Vale a pena lembrar que alguns NDs internos também são polarizadores e podem trazer o mesmo efeito.
O desenho do corpo preto através do contraste do brilho com a absorção de luz da pele negra gera resultados ótimos.
Na capa deste post:
Ator: @soueuluizsilvesttre
Filme publicitário: Nívea
Diretor: @andre.inacio
Diretor de Fotografia: @vinibock
@cesarcha @tulepeake @annavansteen
@pretaraujo @andre.inacio @jorge_guerreiro7 @valeriaolialmeida @soueuluizsilvesttre
#direcaodefotografia #cinematografia #diretordefotografia #direcaodefotografia #directorofphotography #fotografiadepelenegra #blackskinphotography #luz #pelenegra #negritude #cinemanegro #cinematografianegra #pelepreta #consciencianegra #cinemapreto #cinematografiapreta #ancestralidade #sankofa #cinemabrasileiro #zozimobulbul #memória #antirracismo #centroafrocariocadecinema #diasporaafricana